quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PECUÁRIA E ZOONOSES



Contaminação
A criação de animais para produção de alimento é motivo para propagação de doenças. Um estudo realizado pelo ILRI (Instituto Internacional de Pesquisa sobre Pecuária), pelo Instituto de Zoologia do Reino Unido e pela Hanoi School of Public Health do Vietnã, revelou que 13 zoonoses (doenças que podem ser transmitidas aos humanos por animais, como cisticercose, tuberculose e outras) são responsáveis por 2,2 milhões de mortes por ano. 

A pesquisa aponta que a maior parte das infecções são adquiridas por meio dos 24 bilhões de animais usados na pecuária, como suínos, bovinos e aves. “A explosão na demanda global por produtos de origem animal deve ajudar a propagar uma série de doenças infecciosas”, analisa Delia Grace, veterinária epidemiologista do ILRI e uma das autoras do estudo.


Segundo pesquisas, as criações de porcos e frangos têm se intensificado em espaços mais concentrados, o que aumenta o risco de propagação de doenças. “Historicamente, populações de alta densidade de porcos e frangos são importantes mantenedoras e combinadoras de vírus da gripe”, diz John McDermott, diretor do programa de agricultura para nutrição e saúde, do IFPRI (sigla em inglês para Instituto Internacional de Pesquisa sobre Política Alimentar). Outros exemplos de doenças que apareceram da mesma maneira são a gripe aviária (HRNI) e a suína (HINI).

O estudo ainda observou que a maior parte das infecções ocorre em países de baixa ou média renda, como Etiópia, Nigéria, Tanzânia e Índia. O Brasil foi identificado como um possível foco das chamadas “doenças emergentes”, que têm infectado humanos recentemente.
Revista Vegetarianos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário